domingo, 2 de junho de 2013

Exercício


Atenção: As questões de números 1 a 5 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 

Os investimentos programados para o setor ferroviário impressionam e, se executados no prazo previsto, darão novo fôlego aos sistemas de transporte sobre trilhos de cargas e de passageiros, que nos últimos anos ficaram praticamente esquecidos dos grandes planos públicos e privados. Até 2014, poderá ser investida em ferrovias quantia bem maior do que se investiu de 2004 a 2008. Com esses recursos, o Brasil passará a fazer parte dos países que decidiram investir pesadamente nas ferrovias como forma de melhorar a circulação de mercadorias e de pessoas, de amenizar os efeitos da crise global e de gerar empregos.

Embora expressivos, sobretudo se se considerar que este é um setor carente de aplicações maciças em expansão da malha e modernização e renovação de equipamentos e de infra-estrutura, esses investimentos – mesmo que inteiramente realizados de acordo com o cronograma aprovado – não serão suficientes para recompor o sistema ferroviário que existia no país na década de 1950. A opção pelo transporte rodoviário, nos anos seguintes, fez encolher a malha.

Os investimentos previstos para os próximos anos incluem o trem-bala entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Só nesse empreendimento – que, se tudo der certo, estará

pronto até a Copa do Mundo de 2014 – serão investidos 48% do total. Também na área de transporte de passageiros estão na lista os veículos leves sobre trilhos (VLT), um tipo de metrô de superfície que vai beneficiar algumas cidades, entre elas, São Paulo, Santos, Brasília. Quanto ao transporte de cargas por trilhos, há grandes projetos, especialmente em ferrovias no

Norte e Nordeste do país.

 

(O Estado de S. Paulo, Notas & Informações, A3, 25 de setembro de 2009, com adaptações)

 

1. A leitura do texto permite afirmar corretamente que

(A) o setor ferroviário brasileiro passou a ter maior expressividade no transporte de cargas e de passageiros, por conta da crise mundial.

(B) a iniciativa privada ainda procura investir prioritariamente na malha de transporte rodoviário, de maior extensão no país.

(C) a dificuldade na obtenção de investimentos privados prejudicou a expansão da importante rede de ferrovias existente no país.

(D) os investimentos em áreas de transporte de cargas e de passageiros são meios importantes para o desenvolvimento de um país.

(E) o transporte rodoviário, ao superar a malha ferroviária, permitiu um rápido desenvolvimento das regiões brasileiras.

 

2. Identifica-se no texto

(A) crítica a uma opção desnecessária, tendo em vista a eficiência do transporte rodoviário brasileiro.

(B) desconfiança quanto à existência de recursos suficientes para a execução dos planos anunciados.

(C) preocupação em relação à aplicação de altos investimentos num tipo de transporte já abandonado no Brasil.

(D) apoio incondicional às medidas de expansão e renovação da malha ferroviária brasileira.

(E) reserva quanto à plena execução dos planos que envolvem a renovação das ferrovias no Brasil.

 

3. É correto inferir, com base na referência no 3o parágrafo à realização da Copa do Mundo, em 2014, que

(A) o tempo para a realização das obras necessárias ao transporte de passageiros é insuficiente.

(B) o trem-bala, meio de transporte rápido e eficiente, facilitaria a ligação entre cidades importantes.

(C) o planejamento dos trajetos entre cidades eventualmente procuradas pelos visitantes apresenta dificuldades.

(D) os recursos necessários para a execução de todos os projetos já previstos podem não ser suficientes.

(E) a oferta de condições para um rápido desenvolvimento das ferrovias brasileiras permanece desde 1950.

 

4-O assunto principal do texto está contido na expressão:

(A) Expansão do metrô de superfície em cidades brasileiras.

(B) Dificuldades na obtenção de recursos públicos e privados para ferrovias.

(C) Planos de reposição da extensão da malha ferroviária brasileira.

(D) Concorrência comercial entre transporte rodoviário e ferroviário no Brasil.

(E) Alterações na malha de transporte de mercadorias e de pessoas em todo o país.

 

5. – mesmo que inteiramente realizados de acordo com o cronograma aprovado –

O segmento entre os travessões tem sentido, no 2o parágrafo, de

(A) confirmação do real interesse de investidores nos projetos.

(B) condição fundamental para a realização dos planos no tempo previsto.

(C) especificação dos investimentos necessários à execução das obras.

(D) ressalva quanto às possibilidades de execução do planejamento.

(E) expectativa de realização dos procedimentos previstos na malha ferroviária.

 

 

 

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