Atenção: As questões de números 1
a 5 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Os investimentos programados para o setor
ferroviário impressionam e, se executados no prazo previsto, darão novo fôlego
aos sistemas de transporte sobre trilhos de cargas e de passageiros, que nos
últimos anos ficaram praticamente esquecidos dos grandes planos públicos e
privados. Até 2014, poderá ser investida em ferrovias quantia bem maior do que
se investiu de 2004 a 2008. Com esses recursos, o Brasil passará a fazer parte
dos países que decidiram investir pesadamente nas ferrovias como forma de
melhorar a circulação de mercadorias e de pessoas, de amenizar os efeitos da
crise global e de gerar empregos.
Embora expressivos, sobretudo se se considerar que
este é um setor carente de aplicações maciças em expansão da malha e
modernização e renovação de equipamentos e de infra-estrutura, esses
investimentos – mesmo que inteiramente realizados de acordo com o cronograma
aprovado – não serão suficientes para recompor o sistema ferroviário que
existia no país na década de 1950. A opção pelo transporte rodoviário, nos anos
seguintes, fez encolher a malha.
Os investimentos previstos para os próximos anos
incluem o trem-bala entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Só nesse
empreendimento – que, se tudo der certo, estará
pronto até a Copa do Mundo de 2014 – serão
investidos 48% do total. Também na área de transporte de passageiros estão na
lista os veículos leves sobre trilhos (VLT), um tipo de metrô de superfície que
vai beneficiar algumas cidades, entre elas, São Paulo, Santos, Brasília. Quanto
ao transporte de cargas por trilhos, há grandes projetos, especialmente em
ferrovias no
Norte e Nordeste do país.
(O Estado de S. Paulo, Notas & Informações, A3, 25 de
setembro de 2009, com adaptações)
1. A leitura do texto permite afirmar corretamente que
(A) o setor ferroviário brasileiro passou a ter maior
expressividade no transporte de cargas e de passageiros, por conta da crise
mundial.
(B) a iniciativa privada ainda procura investir
prioritariamente na malha de transporte rodoviário, de maior extensão no país.
(C) a dificuldade na obtenção de investimentos
privados prejudicou a expansão da importante rede de ferrovias existente no
país.
(D) os investimentos em áreas
de transporte de cargas e de passageiros são meios importantes para o
desenvolvimento de um país.
(E) o transporte rodoviário, ao superar a malha
ferroviária, permitiu um rápido desenvolvimento das regiões brasileiras.
2. Identifica-se no texto
(A) crítica a uma opção desnecessária, tendo em vista
a eficiência do transporte rodoviário brasileiro.
(B) desconfiança quanto à existência de recursos
suficientes para a execução dos planos anunciados.
(C) preocupação em relação à aplicação de altos
investimentos num tipo de transporte já abandonado no Brasil.
(D) apoio incondicional às medidas de expansão e
renovação da malha ferroviária brasileira.
(E) reserva quanto à plena
execução dos planos que envolvem a renovação das ferrovias no Brasil.
3. É correto inferir, com base na referência no 3o
parágrafo à realização da Copa do Mundo, em 2014, que
(A) o tempo para a realização das obras necessárias ao
transporte de passageiros é insuficiente.
(B) o trem-bala, meio de
transporte rápido e eficiente, facilitaria a ligação entre cidades importantes.
(C) o planejamento dos trajetos entre cidades
eventualmente procuradas pelos visitantes apresenta dificuldades.
(D) os recursos necessários para a execução de todos
os projetos já previstos podem não ser suficientes.
(E) a oferta de condições para um rápido
desenvolvimento das ferrovias brasileiras permanece desde 1950.
4-O assunto principal do texto está contido na
expressão:
(A) Expansão do metrô de superfície em cidades
brasileiras.
(B) Dificuldades na obtenção de recursos públicos e
privados para ferrovias.
(C) Planos de reposição da
extensão da malha ferroviária brasileira.
(D) Concorrência comercial entre transporte rodoviário
e ferroviário no Brasil.
(E) Alterações na malha de transporte de mercadorias e
de pessoas em todo o país.
5. – mesmo que inteiramente realizados de acordo
com o cronograma aprovado –
O segmento entre os travessões tem sentido, no 2o
parágrafo, de
(A) confirmação do real interesse de investidores nos
projetos.
(B) condição fundamental para a realização dos planos
no tempo previsto.
(C) especificação dos investimentos necessários à
execução das obras.
(D) ressalva quanto às
possibilidades de execução do planejamento.
(E) expectativa de realização dos procedimentos
previstos na malha ferroviária.
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