quinta-feira, 18 de abril de 2013

A conclusão


A CONCLUSÃO

            É  a parte final do texto, que encerra todo o raciocínio desenvolvido pelo enunciador. Por isso a sua formulação , principalmente no vestibular,segue alguns princípios: ser breve, não representar um desdobramento do desenvolvimento, nem apresentar um ponto de vista ou uma opinião que contradiga o texto como um todo.

ESQUEMA BÁSICO: retomada da expressão inicial + confirmação do posicionamento defendido no texto+ observação final / aponta uma solução  ou proposta para a questão abordada.

Leia o texto abaixo:

Razões dos crimes passionais

Os números relacionados à violência crescem extraordinariamente. As agressões contra pessoas próximas, principalmente as que são ocasionadas por motivos de relacionamento amoroso mal acabado, não são uma exceção. Esse tipo de crime tem uma enorme freqüência atualmente, chamando bastante atenção de toda a população o que ocasiona uma grande preocupação a todos, que se perguntam: O que vai acontecer com esses desastres crescentes? O que faz com que essas tragédias ocorram e como podem ser evitadas? O amor pode mesmo ser a causa?

Em cada dez ocorrências registradas na delegacia de crimes contra a vida cerca de uma é apresentada como passional, ou seja, um crime que, popularmente, é cometido por amor. A verdade é que, de acordo com pesquisas científicas, um quarto da população nasce com uma tendência para psicopatia. De acordo com a evolução dessa demência, que vai ser determinada por incontáveis fatores, unida a uma obsessão pela pessoa amada e que, de certa forma, contraria um desejo da outra, pode-se originar um problema psicológico dificilmente controlável, sendo essa uma das explicações para esses atos maléficos.

Apesar de ter ligação, o fim de um namoro ou de um casamento não deve ser uma justificativa para os crimes passionais, é apenas um estopim desses, que dependem muito mais de um fator de educação, convivência do que um simples relacionamento que não teve sucesso. Sendo assim, embora um criminoso que praticou tal erro necessite de tratamento psicológico especial, ele deve cumprir uma punição, pois crime passional é crime como qualquer outro.

CONCLUSÃO:De acordo com o que foi abordado, nota-se que um crime passional dificilmente pode ser evitado, visto que geralmente os praticantes mostram esse lado obscuro que tem de forma muito rápida. O que pode ser feito para ajudar é ter sempre uma boa atenção a qualquer reação que o parceiro ou a parceira possa ter em certas decisões.

                                               ( fonte:UOL-vestibular)

COMENTÁRIO: A redação transcrita acima recebeu nota 9,0 e as partes destacadas em vermelho são falhas estruturais apontadas pela banca de correção.

 

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

Leia, atentamente, os textos abaixo e produza uma conclusão para cada um dos textos. Posteriormente, compare com a versão original.

TEXTO 1

            É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais é, em alguns aspectos, superior à da zona urbana. No campo inexiste a agitação das grandes cidades, há maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, além do mais, as pessoas dispõem de maior tempo para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras.

            Ninguém desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrópole é intenso. O espírito de concorrência, a busca de se obter uma melhor colocação profissional,enfim, a conquista de novos espaços lança o habitante urbano em meio a um turbilhão de constantes solicitações. Esse ritmo excessivamente intenso torna a vida bastante agitada, ao contrário do que se poderia dizer sobre a vida dos moradores da zona rural.

            Além disso, nas áreas campestres há maior quantidade de alimentos saudáveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber Gêneros alimentícios colhidos antes  do tempo de maturação, para garantir maior durabilidade durante o período de transporte e comercialização.

            Ainda convém lembrar a maneira como as pessoas se relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivência habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos.Os moradores das grandes cidades, pelos fatores expostos, de pouco tempo dispõem para alimentar relações humanas mais profundas.

CONCLUSÃO:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário