quinta-feira, 18 de abril de 2013

Conjunções- exercícios


QUESTÕES OBJETIVAS

 

TEXTO

 

OBAMANOMICS

 

            Na percepção do eleitor americano médio, o candidato democrata, senador Barack Obama, a ser sacramentado na convenção do Partido Democrata, que começa amanhã, não navega bem em assuntos econômicos.

            E, no entanto, um dos principais temas dessa campanha deveria ser a crise econômica em que o país está mergulhado há mais de um ano.

            ................................................................................................................................

            Como lembra a revista "The Economist", são essas as pessoas que mais estão sentindo o rigor da crise. "Os americanos cresceram em tempos de prosperidade. Eleitores jovens não se lembram de uma série de recessão, desde a última, que ocorreu no início dos anos 90."

            Se continuar no mesmo diapasão, a campanha democrática será incapaz de tirar proveito da crise, em grande parte criada pelo governo republicano de George Bush.

            E não deixa de ser irônico lembrar que o democrata Bill Clinton venceu o republicano Bush (pai) em 1992 sob o slogan "É a economia, idiota."

                                                           ("O Estado de S. Paulo", 24.08.2008. Adaptado)

1-(FGV) Assinale a alternativa em que se repete a conjunção COMO da frase - "COMO lembra a revista 'The Economist', são essas as pessoas que mais estão sentindo o rigor da crise".

a) O candidato republicano, tal como Obama, também pretende ampliar o corte de impostos iniciado por Bush.

b) Não se sabe como o americano se comportará até o final da campanha.

c) Como o americano, no fundo, é conservador, é provável que Obama não leve a melhor.

d) Os especialistas em previsões eleitoreiras poderão dizer como o candidato deve agir para ganhar as eleições.

e) Dizer que Obama é um desenraizado, como pretendem alguns, já é um exagero.

 

 

 

TEXTO

Leia o trecho atentamente:

"Em geral as pessoas pensam no letramento digital como conhecimento 'técnico', relacionado ao uso de teclados, interfaces gráficas e programas de computador. PORÉM, o letramento digital é mais abrangente do que isso".

 

Em qual das alternativas o elemento lingüístico destacado tem o mesmo sentido ao atribuído no fragmento anterior?

a) O professor deve considerar que a nova geração, nascida na era do computador, exige que ele seja letrado digitalmente. PORTANTO, cabe ao professor investir nesse aprendizado.

b) Na pesquisa, os alunos mostraram que estão conscientes de que devem usar termos mais formais em certos contextos, POIS cada processo de interlocução tem suas próprias exigências.

c) O problema é que há pessoas que fazem tudo para a gente lá na escola. COM ISSO, a gente nunca tem a chance de enfrentar os desafios que o computador oferece.

d) É importante mostrar para o professor que a aprendizagem digital se dará mais facilmente se ele interagir com pessoas que sejam fluentes no uso da máquina E não só com a máquina.

e) Há estudiosos que preferem o conceito de letramento eletrônico - e não o de alfabetização eletrônica - por entender que não se trata apenas de ensinar a pessoa a codificar e decodificar a escrita, MAS de inserir-se em práticas sociais nas quais a escrita tem um papel significativo.

 

TEXTO

 

A MORTE DO LIVRO

Ferreira Gullar

            A morte do livro como veículo da literatura já foi profetizada várias vezes na chamada época moderna. E não por inimigos da literatura, mas pelos escritores mesmos. Até onde me lembro, o primeiro a fazer essa profecia foi nada menos que o poeta Guillaume Apollinaire, no começo do século 20.

            Entusiasmado com a invenção do gramofone (ou vitrola), acreditou que os poetas em breve deixariam de imprimir seus poemas em livros para gravá-los em discos, com a vantagem - segundo ele, indiscutível - de o antigo leitor, tornado ouvinte, ouvi-los na voz do próprio poeta. [...]

            De qualquer modo, Apollinaire, que foi um bom poeta, revelara-se um mau profeta, já que os poetas continuaram a se valer do livro para difundir seus poemas enquanto o disco veio servir mesmo foi aos cantores e compositores de canções populares, [...].(...)

3-(ESPM) No trecho: "...Apollinaire, que foi um bom poeta, revelara-se um mau profeta, JÁ QUE os poetas continuaram a se valer do livro para difundir seus poemas...", o conector destacado só não possui o mesmo valor semântico de:

a) porque.     

b) conquanto.                       

c) visto que.   

d) uma vez que.        

e) como.

 

TEXTO

"Curiosamente, a origem etimológica da palavra família nos remete ao vocábulo latino 'famulus', que significa 'servo' ou 'escravo', sugerindo que primitivamente se considerava a família como sendo o conjunto de escravos ou criados de uma mesma pessoa. Parece-me, CONTUDO, que essa raíz etimológica alude à natureza possessiva das relações familiares entre os povos primitivos, onde a mulher devia obedecer seu marido como se seu amo e senhor fosse, e os filhos pertenciam aos pais, a quem deviam suas vidas e conseqüentemente esses se julgavam com direito absoluto sobre elas. A noção de posse e a questão do poder estão, portanto, intrinsecamente vinculadas à origem e à evolução do grupo familiar".

            (OSÓRIO, Luiz Carlos. A família como grupo primordial. In: "Como trabalhamos com grupos." Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 51).

4- Conforme as idéias trabalhadas no texto, o termo destacado tem que ser substituído por:

a) no entanto.                       

b) com tudo. 

c) ao invés disso.       

d) assim.         

e) apesar disso.

 

TEXTO

 

DAS VÃS SUTILEZAS

 

            Os homens recorrem por vezes a sutilezas fúteis e vãs para atrair nossa atenção. (...) Aprovo a atitude daquele personagem a quem apresentaram um homem que com tamanha habilidade atirava um grão de alpiste que o fazia passar pelo buraco de uma agulha sem jamais errar o golpe. Tendo pedido ao outro que lhe desse uma recompensa por essa habilidade excepcional, atendeu o solicitado, de maneira prazenteira e justa a meu ver, mandando entregar-lhe três medidas de alpiste a fim de que pudesse continuar a exercer tão nobre arte. É prova irrefutável da fraqueza de nosso julgamento apaixonarmo-nos pelas coisas só porque são raras e inéditas, ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si.

                                                                                                          Montaigne, "Ensaios".

5-(FUVEST) A expressão destacada no trecho "...ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, MUITO EMBORA não sejam nem boas nem úteis em si" pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por

a) desde que.             b) contanto que.        c) uma vez que.

d) a não ser que.        e) se bem que.

6-(UFU) Observe o período a seguir.

 

"...só é possível identificar grupos de indivíduos com semelhanças genéticas ligadas a suas origens geográficas QUANDO descendem de populações isoladas..."

Assinale a ÚNICA alternativa em que a substituição do termo em destaque mantém a mesma relação de sentido entre as proposições.

a) porque                   b) se                c) pois             d) posto que

Texto

A Vida Antes e Depois do Computador e da Internet

Professora usa blog  para informar sobre deficiências.

Usar um computador pode de fato dar uma nova dimensão ao dia-a-dia de um deficiente físico. A professora Marcela Cálamo Vaz Silva, 36, moradora de Guarulhos, SP, é tetraplégica desde os seis anos de idade e conta que a tecnologia mudou sua vida. Ela também cita o Motrix e o Dosvox como exemplos de softwares que ajudam os deficientes, embora seu caso não os exija:

- Nunca usei nenhum software específico para portadores de deficiência, pois, mesmo com uma lesão num nível muito alto, que me classifica como tetraplégica, tenho preservados os movimentos de braços, mãos e dedos - explica, por e-mail. Mas posso dizer, com toda segurança, que minha vida se divide em duas fases: antes e depois do computador, sobretudo a Internet. Meu contato com a rede começou há quatro anos, através dos chats¤. A fase do chat durou uns dois anos e meio e foi no final dela que descobri o quanto meu mundo poderia crescer através da Internet. Mesmo sendo paraplégica desde os seis anos de idade, meu contato com outros portadores de deficiências limitara-se aos poucos anos em que freqüentei a AACD (Associação de Apoio à Criança Deficiente). Foi através da Internet que retomei o contato com pessoas com necessidades especiais, como eu, e comecei a me interessar por assuntos relativos à deficiência, como luta por direitos, preconceito, acessibilidade.(...)

7-(UFJF) Leia o trecho a seguir:

"Ela também cita o Motrix e o Dosvox como exemplos de softwares que ajudam os deficientes, EMBORA seu caso não os exija (...)". (1¡. parágrafo)

Dos conectores abaixo, aquele que NÃO pode substituir a conjunção destacada acima é:

a) já que.                   

 b) posto que.            

c) se bem que.                                              

d) conquanto.           

e)não obstante.

 

 

8-(FGV) Assinale a alternativa na qual QUE tem a mesma classificação morfológica que na frase:

"Elas disseram que não viriam."                    

a) Veja o livro que comprei.              b) Que conversa é essa?!

c) Vocês é que mandam.                  d) Peço que voltem logo.

e) Tudo temos que fazer.

9-(FGV) Observe os períodos a seguir e escolha a alternativa correta em relação à idéia expressa, respectivamente, pelas conjunções ou locuções SEM QUE, POR MAIS QUE, COMO, CONQUANTO, PARA QUE.

1. Sem que respeites pai e mãe, não serás feliz.

2. Por mais que corresse, não chegou a tempo.

3. Como não tivesse certeza, preferiu não responder.

4. Conquanto a enchente lhe ameaçasse a vida, Gertrudes negou-se a abandonar a casa.

5. Mandamos colocar grades em todas as janelas para que as crianças tivessem mais segurança.

a) Condição, concessão, causa, concessão, finalidade.

b) Concessão, causa, concessão, finalidade, condição.

c) Causa, concessão, finalidade, condição, concessão.

d) Condição, finalidade, condição, concessão, causa.

e) Finalidade, condição, concessão, causa, concessão.

 

TEXTO

 

O primeiro navio destacado da conserva para levar a Portugal a notícia do descobrimento do Brasil, e com instâncias ao rei de Portugal para que por amor da religião se apoderasse d'esta descoberta, ¢cometera a violência de arrancar de suas terras, sem que a sua vontade fosse consultada, a dois índios, ato contra o qual se tinham pronunciado os capitães da frota de Pedro Álvares. Fizera-se o índice primeiro do que era a história da colônia: era a cobiça disfarçada com pretextos da religião , era o ataque  aos senhores da terra, à liberdade dos índios; eram colonos degradados, condenados à  morte, ou espíritos baixos e viciados que procuravam as florestas para darem largas às depravações do instinto bruto."

            (DIAS, Gonçalves. "Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro", 4¡. trim. 1867, p.274.)

 

10-(UFF) No fragmento "... cometera a violência de arrancar de suas terras, SEM QUE a sua vontade fosse consultada..." (ref.1), o conectivo destacado estabelece a relação de:

a) causalidade                       b) conclusão              c) condição

d) conseqüência        e) concessão

 

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