sexta-feira, 12 de abril de 2013

Formas de introdução


TEXTO DISSERTATIVO – INTRODUÇÃO

       Esta aula é dedicada a uma das tarefas mais importantes na redação: como iniciar um texto.

Vamos demonstrar alguns exemplos de como se pode delimitar um tema e iniciar um texto.

1-      DECLARAÇÃO – Pode-se iniciar  um texto dando uma declaração sobre o tema e apresentar alguns argumentos no desenvolver do parágrafo.Ex.:Tema: Adoção de cotas nas universidades públicas.

                É um grave erro a adoção de cotas nas universidades públicas. Provocará de imediato um desequilíbrio na disputa das vagas. O Estado não resolverá o problema da educação de base e haverá oportunistas aproveitando-se das imprecisões da lei.

2-      DIVISÃO – Pode-se iniciar o texto apontando duas ou mais visões que predominam em um debate. Ex.: Tema: A fome no Brasil.

Predominam ainda no Brasil duas convicções errôneas sobre o problema do combate a fome : a de que deve ser enfrentada apenas pelo poder público e a de que sua superação envolve muitos recursos e esforços extraordinários. Reportagens apresentadas em jornais mostram ações desenvolvidas por ONGS e outras instituições vivis que mostram o contrario e apresentam resultados expressivos.

3-      OPOSIÇÃO – Pode –se iniciar um texto opondo os pontos de vista que envolvem um dado tema e  explorar ao máximo a pluralidade de ideias que cerceiam o assunto. Ex.:A saúde no Brasil.

De um lado, médicos mal pagos, desestimulados , esquecidos pelo poder público. De outro, gastos com hospitais de última geração, aparelhos caros e remédios superfaturados  nem sempre necessários. É esse o paradoxo que vive a saúde pública no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário