sexta-feira, 12 de abril de 2013

Desenvolvimento: oposição de ideias


OPOSIÇÃO DE IDEIAS

            Uma das estratégias mais adotadas pelos alunos para desenvolver um tema de redação é a oposição de ideias. Isso  se deve ao fato de que os temas apresentados nos concursos  vestibulares facilitam esse tipo de organização.

            Normalmente,cabe ao candidato selecionar argumentos favoráveis e contrários para fundamentar suas teses no texto.

            Vejamos um exemplo:

TEMA: As camadas mais pobres da sociedade apresenta um quadro de crescimento desproporcional e muito se discute sobre o controle da natalidade. Posicione-se sobre o tema abordando aspectos opostos.

TESE: O controle da natalidade é de fundamental importância nos países subdesenvolvidos, apesar de levantar polêmicas.

ASPECTOS FAVORÁVEIS:Nos países o de grande parte da população vive em estado de miséria absoluta, é imprescindível que o governo possibilite às famílias carentes os mecanismos necessários para o planejamento da sua prole. Assim, os pais, impedindo o crescimento exagerado de cada família, teriam melhores condições de subsistência.

ASPECTOS CONTRÁRIOS: Ao Estado cabe, em vez de tentar impor o controle de natalidade, criar condições satisfatórias de vida para as famílias pobres que possuem grande número de filhos, principalmente em países de grande extensão territorial e de áreas ainda não ocupadas.

PRODUÇÃO TEXTUAL

Seguindo o modelo acima, produza parágrafos explorando a oposição de idéias.

TEMA 1:O culto ao corpo leva alguns praticantes de exercícios físicos ao exagero prejudicando de diversas formas as suas respectivas saúdes. Apresente de forma coerente argumentos que explorem a polêmica sobre a busca do corpo perfeito.

TESE:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ASPECTOS FAVORÁVEIS:_________________________________________

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ASPECTOS CONTRÁRIOS:________________________________________

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TEMA 2:A redução da idade para responder processos penais é uma discussão antiga. Se o jovem com dezesseis anos pode votar, também poderia ser responsabilizado criminalmente pelos seus atos. Correto ou não, discuta.

TESE________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ASPECTOS FAVORÁVEIS:_________________________________________

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ASPECTOS CONTRÁRIOS:________________________________________

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