OPOSIÇÃO
DE IDEIAS
Uma das
estratégias mais adotadas pelos alunos para desenvolver um tema de redação é a
oposição de ideias. Isso se deve ao fato
de que os temas apresentados nos concursos
vestibulares facilitam esse tipo de organização.
Normalmente,cabe
ao candidato selecionar argumentos favoráveis e contrários para fundamentar
suas teses no texto.
Vejamos
um exemplo:
TEMA: As camadas mais pobres da sociedade
apresenta um quadro de crescimento desproporcional e muito se discute sobre o controle
da natalidade. Posicione-se sobre o tema abordando aspectos opostos.
TESE: O
controle da natalidade é de fundamental importância nos países
subdesenvolvidos, apesar de levantar polêmicas.
ASPECTOS
FAVORÁVEIS:Nos países o de grande parte da população vive em estado
de miséria absoluta, é imprescindível que o governo possibilite às famílias
carentes os mecanismos necessários para o planejamento da sua prole. Assim, os
pais, impedindo o crescimento exagerado de cada família, teriam melhores
condições de subsistência.
ASPECTOS
CONTRÁRIOS: Ao Estado cabe, em vez de tentar impor o controle de
natalidade, criar condições satisfatórias de vida para as famílias pobres que
possuem grande número de filhos, principalmente em países de grande extensão
territorial e de áreas ainda não ocupadas.
PRODUÇÃO
TEXTUAL
Seguindo o modelo acima,
produza parágrafos explorando a oposição de idéias.
TEMA 1:O culto ao corpo leva
alguns praticantes de exercícios físicos ao exagero prejudicando de diversas
formas as suas respectivas saúdes. Apresente de forma coerente argumentos que
explorem a polêmica sobre a busca do corpo perfeito.
TESE:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASPECTOS
FAVORÁVEIS:_________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASPECTOS
CONTRÁRIOS:________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TEMA 2:A redução da idade
para responder processos penais é uma discussão antiga. Se o jovem com
dezesseis anos pode votar, também poderia ser responsabilizado criminalmente
pelos seus atos. Correto ou não, discuta.
TESE________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASPECTOS
FAVORÁVEIS:_________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASPECTOS CONTRÁRIOS:________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário