sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aula de leitura e gramática : com gabarito


Questão 01

O Partido X dedica-se a essa atividade mais do que nunca. Ocorre que ainda está longe do desejado, seja por falta de vontade, de vocação ou de incapacidade do partido. Entre outras razões, é por esse motivo que o dólar sobe.

 

        (Fernando Rodrigues, Folha de S. Paulo,

25/09/2002 – parcialmente adaptado)

 

a)    Na primeira oração ocorre uma palavra

(um pronome) que permite concluir que o trecho acima não é o início do texto de Fernando Rodrigues. Qual é a palavra e por que sua ocorrência permite tal conclusão?

 

b) O final da seqüência “seja por falta de vontade, de vocação ou de incapacidade...” apresenta um problema de coerência, que pode ser eliminado de duas maneiras. Quais são essas duas maneiras?

 

c) Destaque uma passagem que indica que o texto é pessimista (ou crítico) em relação ao Partido.

 

 

 

Questão 02

MARCAPASSO NATURAL – Uma alternativa menos invasiva pode substituir o implante do marcapasso eletrônico [...]. Cientistas do Hospital John Hopkins, nos EUA, conseguiram converter células cardíacas de porquinhos-da-índia em células especializadas, que atuam como um marcapasso, controlando o ritmo dos batimentos cardíacos. No experimento, o coração dos suínos recuperou a regularidade dos movimentos. A expectativa é que em alguns anos seja possível testar a técnica em humanos.

 

(ISTOÉ, 1720, 18/09/2002.)

a) Alguém que nunca tivesse ouvido falar de marcapasso poderia dar uma definição desse instrumento lendo este texto.

Qual é essa definição?

 

b) A ocorrência da expressão “a técnica”, no final do texto, indica que ela foi explicada anteriormente.

Em que consiste essa técnica?

 

c) Apesar do nome, o porquinho-da-índia é um roedor. Sendo assim, há uma forma equivocada de referir-se a ele no texto.

Qual é essa forma e como se explica sua ocorrência?

 

Questão 03

Uma das últimas edições do Jornal Visão de Barão Geraldo trazia em sua seção “Sorria” esta anedota:

No meio de uma visita de rotina, o presidente daquela enorme empresa chega ao setor de produção e pergunta ao encarregado:

– Quantos funcionários trabalham neste setor?

Depois de pensar por alguns segundos, o encarregado responde:

– Mais ou menos a metade!

 

a) Explique o que quis perguntar o presidente da empresa.

 

b) Explique o que respondeu o encarregado.

 

c) Um dos sentidos de trabalhar é ‘estar empregado’. Supondo que o encarregado entendesse a fala do presidente da empresa nesse sentido e quisesse dar uma resposta correta, que resposta teria que dar?

 

Questão 04

A coluna MARKETING da revista Classe, ano XVII, nº. 94, 30/08 a 30/10, 2002), inclui as seguintes passagens (parcialmente adaptadas):

 

Os jovens de classe média e alta, nascidos a partir de 1980, foram criados sob a pressão de encaixarem infinitas atividades dentro das 24 horas. E assim aprenderam a ensanduichar atividades. (...) Pressionados pelo tempo desde que nasceram, desenvolveram um filtro e separam aquilo que para eles é o trigo, do joio; ficam com o trigo, e naturalmente, deletam o joio. (p. 26)

 

a) Explique qual é o sentido da palavra “ensanduichar” no texto e diga por que ela é especialmente expressiva ou sugestiva aqui.

 

b) O texto menciona um ditado corrente, embora não na ordem usual. Qual é o ditado e o que significa?

 

c) A palavra “deletar” confere um ar de atualidade ao texto. Explique por quê.

 

 

Questão 05

 No folheto intitulado “Saúde da mulher – orientações”, distribuído em consultórios médicos, encontramos estas informações acerca de um produto que, aqui, chamaremos “P”:

 

A liberdade da mulher pode ficar comprometida quando surge em sua vida o risco de uma gravidez indesejada. Para estas situações, ela pode contar com P, um método de Contracepção de Emergência, ou pós-ato sexual, capaz de evitar a gestação com grande margem de segurança. O ginecologista poderá orientá-la sobre o uso correto desse método.

[...] P é um método indolor, bastante prático e quase sem efeitos colaterais. Deve ser tomado num período de até 72 horas após o ato sexual desprotegido, sendo mais efetivo nas primeiras 48 horas. Age inibindo ou retardando a ovulação e torna o útero um ambiente impróprio para que o óvulo se implante. Dessa forma, não pode ser considerado um método abortivo, já que, quando atua, ainda não houve implantação do óvulo no útero.

 

a) A posição assumida no texto se baseia em uma distinção entre (medicamento) contraceptivo e (medicamento) abortivo. Explique o que vem a ser aborto para os fabricantes de P.

 

b) A partir do trecho transcrito, pode-se dizer que o folheto toma posição numa polêmica que tem um aspecto ético-religioso e um aspecto científico. Qual é a questão ético-religiosa da polêmica? Qual é a questão científica?

 

Questão 06

Leia atentamente o folheto (distribuído nos pontos de ônibus e feiras de Campinas), e as definições de “simpatia” extraídas do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

 


 

1. afinidade moral, similitude no sentir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas.

[ ... ] 3. impressão agradável, disposição favorável que se experimenta em relação a alguém que pouco se conhece. [ ... ]

6. atração por uma coisa ou uma idéia. [ ... ]

9. Brasileirismo: usada como interlocutório pessoal (- qual o seu nome, simpatia?).

  10. Brasileirismo: ação (observação de algum ritual, uso de um determinado objeto etc.) praticada supersticiosamente com finalidade de conseguir algo que se deseja.

a) Dentre as definições do dicionário Houaiss mencionadas, qual é a mais próxima do sentido da palavra “simpatia” no texto?

 

b) Há no texto duas ocorrências de “desvendar”, sendo que uma delas não coincide com o uso padrão desse termo. Qual é, e por quê?

 

c) Independentemente do título, algumas características da segunda parte do texto são de uma oração ou prece ou reza. Quais são essas características?

 

Questão 07

Leia com atenção o poema que segue:

Sida

 

aqueles que têm nome e nos telefonam

um dia emagrecem – partem deixam-nos dobrados ao abandono

no interior duma dor inútil muda

e voraz

 

arquivamos o amor no abismo do tempo

e para lá da pele negra do desgosto

pressentimos vivo

o passageiro ardente das areias – o viajante

que irradia um cheiro a violetas noturnas

acendemos então uma labareda nos dedos

acordamos trêmulos confusos – a mão [queimada

 

junto ao coração

e mais nada se move na centrifugação

dos segundos – tudo nos falta

nem a vida nem o que dela resta nos

[consola

a ausência fulgura na aurora das manhãs

e com o rosto ainda sujo de sono ouvimos

o rumor do corpo a encher-se de mágoa

assim guardamos as nuvens breves os

[gestos

 

os invernos o repouso a sonolência

o evento

arrastando para longe as imagens difusas

daqueles que amamos e não voltaram

a telefonar.

Al Berto . Horto de Incêndio.

Lisboa, Assírio e Alvim, 1997.

Sida: síndrome de imuno-deficiência adquirida, é a denominação que em países europeus deu-se à doença conhecida no Brasil como “aids”.

∗∗O autor do poema é atualmente um dos mais reconhecidos poetas em Portugal.

 

a) Considerando o tema deste poema, como se pode entender a frase “aqueles que têm nome”?

 

b) Na segunda estrofe, o poema fala em arquivar o amor e em pressentir vivo o passageiro ardente. Analise essa aparente contradição.

 

c) Na quarta estrofe, quando o poema sugere a transformação da intensidade amorosa em carência (tudo nos falta), um verso traduz com perfeição a conjugação entre a intensidade amorosa e seu esvaziamento. Qual é esse verso?

 

Questão 08

Leia atentamente o poema abaixo, de autoria de Cacaso:

 

HÁ UMA GOTA DE SANGUE

NO CARTÃO POSTAL

 

eu sou manhoso eu sou brasileiro

finjo que vou mas não vou minha janela é

a moldura do luar do sertão

a verde mata nos olhos verdes da mulata

 

sou brasileiro e manhoso por isso dentro

da noite e de meu quarto fico cismando

[na beira de um rio

na imensa solidão de latidos e araras

lívido

de medo e de amor

 

(Antonio Carlos de Brito (CACASO),

Beijo na boca. Rio de Janeiro,

7 Letras, 2000. p. 12.)

 

a) Este poema de Cacaso (1944-1987) dialoga com várias vozes que falaram sobre a paisagem e o homem brasileiros. Justifique a referência ao “cartão postal” do título, através de expressões usadas na primeira estrofe.

 

b) O poema se constrói sobre uma imagem suposta de brasileiro. Qual é essa imagem?

 

c) Quais as expressões poéticas que desmentem a felicidade obrigatória do eu do poema?

 

Questão 09

 

ORGULHO

                       

Olha este céu ! E a transparência deste ar !

Olha este sol que é um cacique de brasas

com seu escudo polido e seu cocar

de raios ! Ouve esta música de asas

vibrando sobre este esplendor de passifloras ...

Olha esta serra colossal,

o arrojo desta cachoeira dando um salto mortal ...

Estes frutos que encerram sóis e auroras

na sua polpa. Estas madeiras

cujo cerne tem a cor das fogueiras,

e as maravilhas

destas flores fluviais tão grandes como ilhas ...

Esta fauna esquisita e bizarra,

estes insetos que são poetas como a cigarra,

que são arquitetos como o cupim ...

 

Onde você já viu terra tão linda assim ?

 

Fecho os olhos imerso

no esplendor que esta pátria imensa encerra

e porque minha terra é a mais bela da terra

eu me sinto o maior Poeta do universo !

 

    PICCHIA, Menotti del. Poesias. São Paulo:

    Martins/Secretaria da Cultura, Ciência

    e Tecnologia, 1978. p.137

 

Transcreva, apenas, os segmentos da primeira estrofe do poema em que há um recurso metafórico para representar a imagem do sol.

 

Questão 10

Reescreva o verso "Onde você já viu terra tão linda assim?", empregando o mesmo mecanismo lingüístico de comparação usado nos versos de Gonçalves Dias, abaixo transcritos:

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

 

 

RESPOSTAS:

 

Questão 01

a) Trata-se do pronome demonstrativo essa em essa atividade porque remete a uma atividade já referida anteriormente.

b) O problema é de paralelismo e pode ser assim corrigido:

1) seja por incapacidade, seja por falta de vontade ou de vocação;

2) seja por falta de vontade ou por falta de vocação, seja por incapacidade.

c) "... é por esse motivo que o dólar sobe" e pelo uso de expressões como "está longe do desejado", "falta de vontade", "incapacidade do partido", entre outras.

 

Questão 02

a) Instrumentos eletrônicos, colocados no interior do organismo de pessoas cardíacas, que controlam o ritmo dos batimentos do coração.

b) Consiste na conversão de células cardíacas em células especializadas que atuam como marcapasso menos invasivo.

c) Porquinhos-da-índia como suínos, por analogia a porquinho, que aparece no nome do roedor.

 

Questão 03

a) Qual o número efetivo de funcionários que trabalhava no setor.

b) Quantos empregados se dedicavam efetivamente à execução de suas tarefas.

c) O número total de funcionários da seção.

 

Questão 04

a) O termo "ensanduichar" é expressivo por fazer uma analogia entre o acúmulo de atividades limitadas pelo início e fim do dia e a forma do sanduíche, um dos símbolos da "geração McDonald’s".

Equivale a "inserir", "encher", "rechear".

b) "Separar o joio do trigo", ou seja, escolher o que é importante e descartar o que não é necessário.

c) Por se referir à terminologia utilizada na linguagem dos computadores, incorporada na recente publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), além de fazer alusão ao fato de que a geração referida no texto é extremamente familiarizada com a informática.

 

Questão 05

a) Segundo o texto, infere-se que aborto é a eliminação do óvulo depois de implantado no útero.

b) A questão ético-religiosa é a do aborto e a científica é a pesquisa de métodos contraceptivos, abortivos ou não, eficazes.

 

Questão 06

a) No texto do folheto, a palavra "simpatia" foi utilizada no sentido de "caracterizar uma ação supersticiosa com a finalidade de conseguir algo" (definição nº 10).

b) Na oração "Desvendará qualquer que for o problema", o verbo "desvendar" não foi empregado em seu sentido original, que é o de "revelar", "expor", e sim com a idéia de "resolver", o que está em desacordo com o uso padrão da língua.

c) As características que evidenciam um texto ritualístico são: a repetição de termos ("bendito seja"); a presença de rimas no fim das orações ("dia", "guia", "companhia", "feitiçaria"); a ocorrência de súplicas ("separe minha alma da má companhia")

e a alusão a seres religiosos ("Deus", "Virgem Maria"). Além disso, o texto, construído em torno de orações coordenadas, apresenta um ritmo monocórdico, típico das ladainhas.

 

Questão 07

a) Portadores do vírus da AIDS com quem o eu-lírico tem alguma familiaridade ou intimidade (em geral, em Portugal, tratar pelo nome revela intimidade).

b) O verso "arquivamos o amor no abismo do tempo" sugere que o sentimento amoroso passa a fazer parte do passado, mas de um passado que irrompe pelo presente – "pressentimos vivo / o passageiro ardente das areias" –, portanto, um presente que não se opõe ao passado, mas o inclui.

c) "a ausência fulgura na aurora das manhãs".

 

Questão 08

a) O cartão postal fornece, normalmente, uma visão positiva da realidade retratada e, muitas vezes, reforça visões tradicionais e estereótipos dessa realidade. Cacaso, por um complexo jogo de intertextualidades, retoma, na primeira estrofe, imagens consagradas sobretudo pela música e pela literatura ("luar do sertão", "a verde mata", "olhos verdes da mulata").

b) Trata-se da imagem do homem cheio de manhas, "malandro" ("finjo que vou mas não vou"), sonhador e avesso ao trabalho ("fico cismando na beira de um rio") e que, no geral, acredita se feliz.

c) Expressões como "lívido" (pálido) e "medo" opõem-se à imagem de um "eu" feliz, pois sugerem ao leitor momentos de dor e angústia. Pode-se também interpretar que a antítese entre os versos "(...) cismando na beira de um rio" (que sugere

algo prazeroso) e "na imensa solidão de latidos e araras" (que sugere um momento que contradiz o anterior) remete para este desmentido.

 

Questão 09

"Olha este sol que é um cacique de brasas com seu escudo polido e seu cocar" .

 

A transcrição poderá englobar a expressão "de raios!" que inicia o verso 4.

A metáfora é uma figura de linguagem que confere aspectos (qualidades) de um ser a outro, numa comparação implícita. Nos versos acima o "sol"representa o "cacique de brasas com seu escudo polido e seu cocar (de raios!)".

 

Questão 10

"Onde você já viu terra mais linda assim?"

(Grau comparativo de superioridade)

 

 

 

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